O Que é Ser Uma Pessoa Assertiva?

Pessoa Assertiva é Seres Tu Próprio!

A palavra Assertiva vem de Assertividade.

O que é Assertividade?

Assertividade baseia-se na capacidade de afirmar os próprios direitos e expressar pensamentos, sentimentos e crenças de maneira direta, clara e apropriada a um contexto especifico, não interferindo com o, direito de quem nos rodeia.

Ser uma Pessoa Assertiva é dizer “sim” e “não” quando é necessário, resolver conflitos, reagir perante as críticas e negociar acordos. O melhor de ser assertiva é a redução dos níveis de stress e o aumento da auto-estima e auto-confiança.

Se tem um comportamento muito passivo e toma decisões contra a sua vontade, se diz está constantemente a dizer “sim, está bem” em vez de ter a coragem de dizer- “Não, Não Quero”?

Então é uma pessoa passiva e não assertiva e isso é prejudicial ao seu crescimento pessoal.

Falo por experiência Própria.

À uns anos a trás não tinha coragem de dizer não, fazia a vontade de toda a gente. Andava parecia um robô programado.

Até ao dia em que percebi que isso me fazia mal e porque baixava muito a minha auto-estima, e isto é apenas um conceito em que vamos crescendo com a ideia que temos de obrigatoriamente de OBEDECER.

Obedecer a QUEM?

Mas o pior, nem é isso!

O pior é que temos de ser como todos querem que sejamos. em vez de nos aceitarem como realmente somos.

Sou completamente diferente de todas as pessoas que conheço.

Existe pessoas que são as ditas, “diferente”, “esquisitas”, do tipo “extra-terrestre”.

Felizmente, sou uma pessoa dessas.

Porque tenho uma visão diferente da Vida.

Todos temos a nossa personalidade, a nossa forma de ser e de estar.

Quem não gostar, azar.

O principal disto tudo é ser, e aceitar ser, quem realmente é.

10 dicas, para te tornares num pessoa assertiva.

  1. VALORIZE-SE. – Aprenda a gostar de si próprio, valorizando tudo o que faz, sem ligar ao que os outros dizem. Não seja agressivo, mas evite atitudes submissas.
  2. Seja Uma Pessoa Assertiva Respeitando os Outros. – Podemos e devemos, aceitar ou recusar algo, do qual não queremos, fazer, mas sempre de forma positiva e agradável, para com as outras pessoas.
  3. Saber Expressar-se. – Quando alguém, disser, fizer, ou apresentar-lhe algo do qual não gosta, ou por acaso até gosta. Deve de dar a sua opinião, sem medo ou vergonha. Mas de forma educada, simpática e positiva.
  4. No Emprego. – Seja prestável, colabore, ajude quando for solicitado. A assertividade no local de trabalho pode o levar ao sucesso e prosperidade.
  5. Problemas Com o Parceiro/a. – A compreensão e o respeito mutuo é a melhor opção. Uma boa conversa, com uma voz suave, ajuda muito numa relação, seja ela qual for.
  6. E Quando Existe Chantagem Emocional? – Não permita que o façam sentir culpada/o, seja do que for. Quando tiver que se defender,  argumente com uma voz que transmite segurança e confiança.
  7. A Comunicação Assertiva também se Reflecte no Corpo,. – Através da Linguagem Corporal pode transmitir respeito e confiança. Estabeleça um bom contacto visual e sorria. Mantenha as costa direitas e transmita serenidade. Faça isto e vai ver que até se sente melhor.
  8. Em Público. – Para ser um Pessoa Assertiva em publico, deve de aceitar a opinião dos outros, se não concorda com essa opinião, não precisa de ficar em silêncio, têm direito de manifestar a sua opinião desde que o faça com educação.
  9. Pensamento Positivo, Sempre. – Uma Pessoa Assertiva, têm sempre uma linguagem positiva, em qualquer situação. Isso é uma das coisas mais importantes.
  10. Sinta-se Mais Auto-Confiante.- Para se tornar um especialista em Assertividade é indispensável que acredite no que está a dizer sem que se sinta culpado por discordar. Lembre-se que é uma pessoa adulta, que expressa o que sente de forma educada. Aconteça o que acontecer, tenha respeito por si próprio e que gosta da pessoa em que se tornou.

Torna-te numa pessoa assertiva com a ajuda da comunidade da tribo.

Lê o manifesto!


 Artigo relacionado: Manifesto da Tribo


Ser uma pessoa assertiva é meio caminho andado para o sucesso.

Para que o possas ser é necessário leres muitos livros de desenvolvimento pessoal.

Porque nos ajuda a ter uma atitude muito mais positiva, e uma maior e melhor visão da vida e do mundo.

Sei por experiência própria, quando decidi mudar a minha vida e procurar um solução.

Ter a coragem de querer mudar, já é ser uma pessoa assertiva.

Na solução que encontrei, resolvi dois sonhos que tinha um, era ganhar dinheiro estado em casa, o outro era ter o meu próprio negócio.

Encontrei as duas coisas quando me tornei empreendedora e blogger.

Muito grata por estares aqui!

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.